terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Sou todo Coração



“Para ser grande, sê inteiro; nada teu exagera ou exclui; sê todo em cada coisa; põe quanto és no mínimo que fazes; assim em cada lago, a lua toda brilha porque alta vive.”
Fernando Pessoa

Quero mais que olhos para enxergar, quero pele para sentir, alma pra saber. Digo como disse o poeta Maiakovisk: “Em mim a anatomia ficou louca: sou todo coração”. Cansei de ser somente um quem sabe, um talvez, sempre a experimentar a vida pela metade e a fé em pequenas porções. Quero ser inteiro nas minhas posições, pleno nos meus relacionamentos, ser todo coração naquilo que vivo.

Contrariamente ao desejo que tenho em mim, olho ao redor e encontro parcialidades e fraudes, enganos e dissimulações, hipocrisias e imposturas. Vejo gente que se perdeu de si e que vive a vida de outros, gente que não sabe quem é e que sufoca a existência alheia, gente que perdeu o rumo e vendeu a alma. Um mundo confuso, que vive de aparências e mentiras.

Hoje sei que esse não é o meu universo e também sei que não o desejo. Aprendi que a vida só é vida, quando sou todo, quando sou sim, sim; não, não, quando me apresento autêntico mesmo diante do paredão de fuzilamento. Isso eu aprendi com meu Mestre, Ele me ensinou que não devo negociar minha alma por ninharias, ou mesmo, prostituir meu coração. Ele me ensinou, ainda, que caminho, verdade e vida são realidades que se completam, são um todo. Fez-me entender que vida só é vida quando experimentada como expressão de verdade, caso contrário, aquilo que é chamado de vida, pela mentira, se torna morte. Fez-me compreender que caminho só é caminho quando conduz à vida, senão, não é caminho, mas sim, abismo. Fez-me perceber que verdade só é verdade quando propõe um trajeto, mostra um sentido que conduz à amplitude do ser, caso contrário, é ilusão e embotamento. Segundo Ele é tudo ou nada, é céu ou inferno, é vida ou é morte, é luz ou trevas. Sem tons de cinza, sem penumbras.

Com Ele pude entender que ser todo significa deixar de temer, sejam os comentários pejorativos ou as nomenclaturas, como também a agressividade e resistência alheias. Ele me fez compreender que ser todo significa dar passos decididos no sentido de ser aquilo que nasci para ser, no sentido de ser-humano. Só sendo humano, com todas as minhas idiossincrasias, é que poderei agradar plenamente a Deus. Vale lembrar que, segundo as Escrituras, o homem perdeu o paraíso por desejar ser aquilo que não fora criado para ser, ou seja, Deus.

Nada menos que ser todo, nada mais que tudo é o que a existência que desejo viver me exige. Porém, ao invés de ser oprimido por essa exigência, sou motivado e experimento um sentimento de liberdade, pois ser todo é ser livre em Deus.

Roberto Montechiari Werneck

Nenhum comentário: