terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Coisas Novas


“As pessoas são muito abertas às coisas novas, desde que elas sejam exatamente como as coisas antigas”
(Charles Kettering)

Tenho em mente que a mudança e a renovação são coisas do céu. Já disse Deus: “Eis que faço novas todas as coisas” e, em dizendo, novos céus e nova terra surgiram. Ele, o Criador, assim nos ensina que as coisas novas, as mudanças, começam nas intenções, nas palavras e, por fim, viram o mundo de cabeça para baixo, revertem a ordem estabelecida e fazem o novo e o melhor acontecer.

Quem não muda, vira inferno. Vira repetição, verme que consome sempre, fogo que não se apaga. Tem gente que já virou Érebo e não sabe. Sempre agindo do mesmo jeito, repetindo as mesmas histórias, atualizando as rotinas de ontem, viciadas em passados sombrios e ressentimentos mesquinhos, tratando as pessoas com o pior jeito de sempre.

É preciso entender que sem mudança, sem transformação a vida emperra. A lagarta continua sendo lagarta e permanece a rastejar pelo chão, não vira borboleta; o menino não vira homem e o homem não se torna ancião; as idéias deixam de existir, pois idéias são sempre novos caminhos em busca de um ideal.

Saiba você que mudamos por necessidade. Necessidade de sermos outros em nós mesmos, necessidade de deixarmos os nossos erros para trás, necessidade de experimentarmos uma vida mais perfeita e feliz.

Verdade é que nem toda a mudança é boa e bem intencionada, mas também é verdade que quando queremos nos tornar melhores precisamos mudar. Assim, encontramos nas palavras do apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos uma ode à renovação, à transformação de si mesmo. Fica explícito em suas palavras que quem se conforma e procura se adequar ao gabarito medíocre da coletividade humana corrompida, a qual tem a sua tônica no egoísmo, violência e injustiça, será sempre uma pessoa infeliz e desafortunada. Mas aquele que reconhece o imperativo da mudança e se volta para Deus, encontrará Nele uma nova forma de pensar o mundo e suas relações, e, por fim, irá deparar-se com a paz e alegria perenes. Esse novo pensar, essa renovação de mente é capaz de nos conduzir a uma nova experiência de vida que é boa, perfeita e agradável.

É preciso ter coragem para experimentar esse grau de mudança na vida. Pois as mudanças efetuadas por Deus, que começam na mente e coração, nos conduzem por novos caminhos e alteram completamente a vida e o mundo ao nosso redor.

Roberto Montechiari Werneck

Nenhum comentário: