terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O violino e o Violinista

Através da janela de vidro a luz era derramada na pequena sala. A cortina amarela entreaberta fazia com que a claridade se revestisse de um tom chá e envolvesse o recinto num clima de nostalgia. Os móveis antigos acentuavam essa percepção. Compenetrado, ali estava um músico com o seu violino firme sobre o ombro e com uma partitura à sua frente. Habilidosamente, deslizava os dedos e o arco sobre as cordas do instrumento e dele retirava uma melodia inspiradora. Assim foi por alguns instantes até que o violino começou a incomodar-se e, num tom um pouco irritado, voltou-se para o violinista e disse:

- Por favor, você poderia apertar menos o seu dedo e esfregar um pouco mais devagar esse arco sobre as minhas cordas? Essa sua prática está me causando um pouco de aflição e incômodo!

O músico deteve-se em seu treino e olhou pacientemente para o violino. Todavia continuou a tocar a melodia e a cada momento ela transparecia mais bela. O violino, por sua vez, insistia em suas reclamações e, desconhecendo o que estava escrito na partitura e as intenções do violinista, tentava orientá-lo com relação ao ritmo mais adequado e às notas mais agradáveis a si. O músico continuou em seu treino, mesmo sob as reclamações do seu instrumento.

Chegando o dia da apresentação, as músicas foram executadas com perfeição pelo violinista solo da Orquestra Sinfônica. Muitos, ao ouvirem e verem o espetáculo não sabiam diferenciar o violino do músico, eram uma unidade harmônica. E os aplausos se fizeram ouvir com intensidade ao final da apresentação. Ao perceber o resultado dos esforços e dos exercícios cotidianos, o violino, por fim, reconheceu o valor do investimento feito e desfrutou com agradável prazer da conquista alcançada.

O ensino é claro: o músico sabe onde apertar o dedo e como deslizar o arco para que seja produzida uma linda melodia.

Da mesma forma, Deus sabe onde mexer, apertar o dedo e deslizar o arco para que a nossa existência seja permeada de expressões que glorificam o Seu nome. Ele trabalha para que venhamos a nos tornar mais perfeitos e para que os nossos dias sejam cheios de amor, vida e paz.
Assim, quando sentir que a mão do Senhor está mais firme sobre a sua vida, tenha certeza que os resultados obtidos, por tal ação, serão os melhores. Deixe de murmurar ou reclamar da vida, seja paciente e espere, pois Deus está fazendo de sua vida algo muito especial.

Roberto Montechiari Werneck

Nenhum comentário: