terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Quero Luz

“Quem acende uma luz é o primeiro a beneficiar da claridade”.
(G. K. Chesterton)

O mistério é algo que me atrai. Quero conhecer e me espantar ao me deparar com aquilo que ignoro. Aspiro trazer à luz as coisas que estão ocultas, aquilo que se encontra escondido da minha razão e dos meus sentidos. Almejo saber todos os segredos da existência, entender aquilo que ainda é obtuso para mim. Preciso de luz, não tolero as trevas e a ignorância.

Por essa razão, reviro o meu coração dia-a-dia. Ele é uma coisa estranha, esquisita. Por vezes, encontro nele realidades que eu jurava que não me pertenciam. Fantasmas e espectros, sentimentos estranhos, conceitos perversos, desejos cruéis. Coisas que eu pensava que só existiam nos outros. Ao vê-los e reconhecê-los como presença em mim, desfaço o seu encanto, desmoralizo o seu assombro e permito que a Luz opere uma poderosa metamorfose. Coexistindo e conflitando com esse pior, encontro belas aspirações da alma, valores e princípios de um reino eterno, um sincero anseio pelo bem, que assumem gradualmente domínio em meu ser. Essa luta descubro cotidianamente em mim e, nessa descoberta, pasmo e me espanto em me tornar algo melhor e diferente do que sou.

Por desejar saber o que não sei, sigo o caminho que me conduz ao coração do outro. Há histórias que desejo conhecer, relatos de experiências que nunca serão minhas que almejo ouvir e entender. Quero saber sobre os sonhos alheios, seus medos e dores. Pois tenho comigo que a Luz que me encontrou pode se tornar a realização dos sonhos de outros, o alívio de seus medos e o remédio que irá curar suas feridas. Essa mesma Luz, com certeza, será farol que os conduzirá a uma nova terra e a dias melhores.

Verdade é que anseio por revelação. Há coisas que por mim mesmo nunca chegaria a conhecer, entender e a experimentar. Por essa razão, sou levado a buscar a Deus. Minhas escadas dedutivas e indutivas, minhas descobertas empíricas, minha ciência adquirida se mostram ineficazes e insuficientes para me conceder o conhecimento que desejo. Desejo saber sobre o que há no cosmos, suas leis e determinações, mas anseio ainda mais por conhecer o que o transcende, sobre o que existe além daquilo que os meus olhos vêem e os meus ouvidos ouvem, os meus pés pisam, e os meus braços abraçam. Quero saber sobre a eternidade, sobre o céu e o inferno, sobre anjos e demônios, sobre a vida e a morte. Busco a Deus, pois Ele e somente Ele pode retirar o véu e dar entendimento, lançar luz onde a luz do conhecimento, puramente, humano não pode iluminar.

Roberto Montechiari Werneck

Nenhum comentário: