quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Graça sobre Graça



“Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios: de graça recebestes, de graça dai.”
Mateus 10:8

Estou sofrendo de beleza. Algo aconteceu com meus olhos. Não sei se foi de repente ou se foi acontecendo devagar, somente sei que hoje há certo maravilhamento poético em minha percepção do mundo. Inclusive, gosto de pensar que tudo que existe resulta de amor e cuidado, que a natureza ao meu redor transpira propósitos. Sinto-me, mesmo, extasiado ao perceber as cores do mundo, os sons próximos, os sabores convidativos, os cheiros magníficos, os sentidos e tramas da existência. Creio que há muita coisa neste nosso pequeno planeta e no universo para nos encantar e fazer de nossas vidas uma experiência única e surpreendente.

Por essa razão, insisto em chamar a atenção das pessoas para a graça. Verdade é que a graça é uma forma de enxergar o mundo. Por exemplo, encontro pessoas que mesmo diante de um milagre encontram razões para ficarem descontentes e infelizes. Nada para elas expressa bondade ou beleza, muito ao contrário, o mundo é uma série de desventuras e armadilhas que resultam de um caos total. Entretanto, para mim, os pequenos detalhes da natureza e os percursos de minha vida me fazem crer que há um artista por trás de tudo o que existe e acontece. Concordo com Einstein quando ele diz que só há duas maneiras de se posicionar diante da existência, ou cremos que tudo é milagre ou que nada é milagroso, assim, fiz a escolha de olhar a vida como expressão da graça e insistir para que as pessoas a percebam.

Além disso, persevero também em manifestar graça às pessoas. Nesse sentido, graça é uma forma de se posicionar diante do mundo. Entendo que há carência de amor e perdão em nosso planeta. Vejo, normalmente, as pessoas submetidas em seus relacionamentos a um desgastante processo reativo. Sofrem e fazem com que outros padeçam dos males que experimentaram. Reproduzem assim a violência e sofrimento ao qual foram submetidos. Volto a afirmar, nosso mundo precisa de graça, de perdão, de misericórdia, de amor e eu creio que posso ser um instrumento e ajo no sentido de possibilitar que as pessoas possam ter essas experiências em suas vidas.

Hoje mais do que nunca dependo da graça. Graça é tudo que preciso para viver. Digo isso, porque se não fosse o sentimento e a certeza de ter sido perdoado, não poderia seguir com a minha vida. Deus me perdoou, pessoas me perdoaram em meus erros e, sabendo quem eu sou, ainda vou precisar de todo o perdão disponível e compreensão de Deus e das pessoas para poder continuar. Fico feliz por não ter sido tratado segundo os meus méritos, fico feliz por ter recebido muito mais que merecia, fico feliz por poder seguir debaixo da graça.

Roberto Montechiari Werneck

Nenhum comentário: