quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A Bênção de Crer



“E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.”
Marcos 9:23


A cada dia encontro um número cada vez maior de pessoas descrentes. Vale ressaltar que essa descrença generalizada não diz respeito somente à incredulidade relativa às questões religiosas e sobrenaturais. Muito além disso, hoje há um grande número de pessoas que estão céticas em relação a tudo e a todos. Gente sofrida que em função de suas múltiplas frustrações deixou de crer no bem e na possibilidade dele acontecer na existência.


Reconhecendo essa realidade epidêmica, e, mesmo sendo alguém que colheu significativos fracassos e frustrações na vida, continuo sendo uma pessoa que insiste em crer. Na verdade, eu preciso crer e ter esperança. Preciso crer no bem, preciso crer em um hoje cheio de possibilidades e em um amanhã melhor. Preciso, porque se vier a deixar a minha fé sucumbir, a vida não poderia ser mais definida como vida.

A despeito de todo mal e injustiça que vejo ao meu redor, continuo crendo que as pessoas podem mudar e encontrar um caminho melhor para viver. Sei que existem muitos empecilhos e gente determinada a minar o processo de mudança necessário à melhora de vida, gente que ganha com o sofrimento alheio. Entretanto, tenho certeza que o mal será suplantado pelo bem e que um sincero desejo de mudança tem ao seu lado o respaldo e auxílio dos céus.

Não me deixei ficar cético, sou um crente que definitivamente crê que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Em função disso, nenhuma perda, nenhuma agressão, nenhuma violência contra mim pode justificar a perda da minha fé. Crer é o melhor que pode acontecer a uma pessoa e crer que o próprio Deus é o seu cuidador é a maior de todas as bênçãos.

Insisto em crer e afirmar que podemos mudar o mundo para melhor. Sei que a fé que vale a pena ser declarada é aquela que me tira do lugar do conformismo para me lançar à ação transformadora. Creio em dias melhores e, porque creio, é que me lanço para empreendê-los. O crer verdadeiro é uma iniciativa que não se deixa anestesiar pelas convenções do possível. Assim, quando creio em uma vida melhor, me disponho a efetivá-la em meus relacionamentos e encontros.

Creio que Deus não está restrito, que Deus continua sendo Deus e não se deixou apequenar com o tempo, nem é do tempo escravo. Saber disso, a partir da compreensão de minha fé, é entender que vou experimentar grandes e novas surpresas na minha história. Crer nesse grandioso Deus é saber que ainda estou apenas esbarrando de leve na superfície dos mistérios divinos e das possibilidades da existência.

Creio que a vida é maior que a morte e que o amor, do ódio é vencedor. Sei disso, porque já vi pequenas porções de vida e amor transformando poderosamente corações empedernidos, relacionamentos desgastados, curando feridas profundas. Sei disso, por causa de um homem que, por amor, morreu em uma cruz e da morte, se fez vencedor.

Roberto Montechiari Werneck

Nenhum comentário: