quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O Vir-a-Ser

Insistimos em prever o futuro. Tentamos sempre olhar através das cortinas do amanhã, vislumbrar o que ainda não é, reconhecer nossa face no porvir. Mas certo é que o futuro virá, e virá tão inesperadamente, tão definitivo, como o dia após a noite, e o nosso vir-a-ser terá as cicatrizes do presente que escolhemos viver. Desta forma, o presente é gênese do futuro e o aqui-e-agora sua matriz.

Portanto, tenho sempre em mente que a melhor maneira de saber a respeito do meu futuro é me dedicando, inteiramente, ao presente. Nele busco entender as determinações que se impõe sobre mim e as oportunidades que se apresentam.

Cheguei à conclusão que ao me dedicar ao presente tenho a possibilidade de me desfazer de fantasmas e medos. O hoje é ocasião mais do que oportuna que tenho para expor as misteriosas entranhas de minha inconsciência. Quando encaro de maneira sensata e corajosa as minhas ações e suas motivações lanço luz sobre as minhas inabilidades ou virtudes, e posso mudar para que o futuro seja um outro tipo de presente.

É no presente que podemos entender os resultados das escolhas feitas anteriormente, pois a vida que vivemos é conseqüência de um ontem que foi presente. O agora é ocasião para profundas reavaliações. Entender o momento que estamos vivendo, suas determinações e regras nos possibilitam questionar e romper com as imposições da existência. Já encontrei pessoas que dizem não entender o sofrimento pelo qual estão passando, clamam a Deus para superá-los, mas se parassem um pouco para perceber a maneira como lidam com a vida e os outros, teriam condições de amenizar muito do sofrimento experimentado. A minha vida é conseqüência de mim e entender o meu presente é um passo significativo para alterar o futuro mediato ou imediato.

Tenha em mente que o presente é sempre oportunidade de mudança de rumo, é nele que desafiamos nossos medos e assumimos novas posturas, mas também, é nele que insistimos em continuar as rotinas que produzem os males que nos circundam e afetam.

O passado é aquilo que lembro, o presente é ação e o futuro conseqüência.

Roberto Montechiari Werneck

3 comentários:

angie machado disse...

E o que pode nos afetar com tamanha emoção Roberto?
Estou por aqui também...
Beijos
Angie

s a u l o t a v e i r a disse...

Perfeito, a gente fica nessa brincadeira de o presente ser um "presente" - no sentido de ganhado, talvez, por Deus. Nunca havia pensado no agora como a gênese do futuro.
Realmente! Hora de assumir novas posturas, hora de descobrir o que é e permitir o será - vir a ser.

Obrigado!

Abraços.

Canteiro Pessoal disse...

Roberto, definitivamente, seus espaços me arrebatou.

Abraços.

Priscila Cáliga