terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Uma grata surpresa

Roberto Montechiari Werneck
Vendo a maneira como as pessoas são impiedosamente julgadas em seus deslizes e falhas, e percebendo a incompreensão como marca profunda nos relacionamentos, me vi levado a refletir sobre a misericórdia. De fato, ela é uma coisa muito estranha, por muitos considerada absurda, levando em conta os valores e padrões que norteiam o dia a dia em nosso mundo.  A multiplicação da injustiça e a proliferação da perversidade fazem com que as vozes se unam em prol do discurso da retribuição equivalente, do “olho por olho e dente por dente”. A misericórdia, contrária a este discurso, pode ser compreendida como a atitude de alguém que é capaz de se interessar pelo necessitado e de ir ao seu encontro. Esta ação desconsidera os seus méritos ou vicissitudes.
Portanto, pensando sobre a misericórdia, cheguei à conclusão que ela é algo que eu expresso e não algo que eu possa esperar das pessoas. Pois, seria uma exigência inadequada eu esperar que o outro saia do seu conforto, de sua higiene e superioridade para vir habitar comigo em minha miséria e necessidade. Como posso esperar que alguém destine seu precioso tempo para me compreender e tenha paciência para esperar que a minha ignorância se transforme em luz. Por essa razão, a misericórdia é sempre uma grata surpresa, um susto na regularidade da vida que acontece sob o paradigma da meritocracia.
O poder da misericórdia está exatamente na identificação com a humanidade do outro e na disposição de apontar o caminho a partir do ponto de vista que está na mesma altura. A misericórdia se manifesta mais apropriadamente entre humanos, entre gente que sabe de todas as suas próprias limitações e que, portanto, entende as lutas de seu semelhante. É na declaração do Deus que se faz homem que encontramos essa verdade, pois a sua misericórdia só poderia ser expressa, adequadamente, se Ele se fizesse como nós para experimentar em Si mesmo os paradoxos de ser humano.
Com o tempo tenho me interessado por este caminho absurdo. A sua beleza quando compreendida é constrangedora e reorienta a vida. Como foi dito, ela é uma grata surpresa que desejo proporcionar a outros, já que esperá-la poderia se tornar em profunda frustração.

Um comentário:

rilley werneck disse...

Maravilhoso este texto seu, primo. Vou colocar no meu blog, de tão lindo! Um grande abraço meu querido.